Em 2010 foi a vez do IJPR sediar o congresso anual da AJB. De 21 a 24 de outubro, no Palácio Avenida no Centro da cidade de Curitiba foi realizado o XVIII Congresso Internacional da AJB com o tema Criação. Tendo como conferencista internacional Paul Kugler, o congressso contou também com conferências de Jaime Lerner, Frei Betto, Walter Boechat, Isabela Fernandes e Cristovão Tezza. O congresso teve ainda várias mesas redondas com importantes pensadores da psicologia analítica e também de outras áreas. Os temas-livres tiveram grande número de participantes e alto nível de trabalhos. Foram ministrados também dois mini-cursos, um sobre jogo de areia e outro um laboratório de haikai.
Durante o congresso aconteceu o lançamento do Livro Vermelho de Jung pela editora Vozes e também do número 6 dos Cadernos Junguianos, revista da AJB.
A criação artística também teve seu lugar com a exposição de esculturas Poética Noturna de Clara Rossana Ferraro de Sá e uma amostra da exposição Para los Ojos que encontra-se no Solar do Rosario das pintoras Claudia de Lara, Dani Henning, Sandra Bonet e Sandra Hiromoto. A música foi prestigiada com o Concerto de Olga Kiun, Maria Alice Brandão e Maria Ester Brandão e com o show de Jazz com Glauco Sölter, Mario Conde e Sérgio Coelho.
O Congresso foi muito elogiado por sua organização e alto nível dos palestrantes. O público participou ativamente e pôde sentir o acolhimento da cidade de Curitiba.