Os Congressos da Associação Junguiana do Brasil são organizados, a cada vez, por um de seus Institutos.
Em agosto de 2017 foi a vez do IJPR organizar o Congresso da AJB. De 24 a 27 de agosto, no Mabu Thermas Grand Resort, na cidade de Foz do Iguaçu -PR, foi realizado o XXIV Congresso Nacional da Associação Junguiana do Brasil com o tema Fronteiras. Teve como conferencista internacional a analista junguiana Ângela Mary Connolly e o professor Bernardo Nante; o congresso contou também com conferências de Edilene Coffaci Lima, Gustavo Barcellos, Isabela Fernandes e Márua Roseni Pacce. O congresso teve ainda várias mesas redondas com importantes pensadores da psicologia analítica e também de outras áreas: Denise Maia, Dulce Helena Rizzardo Briza, Donaldo Schüler, Fabiana Lopes Binda Grazi, Humbertho Oliveira, José Ribamar Bessa Freire, Rubens Bragarnich, Walter Boechat.
As palestras de Temas-Livres tiveram grande número de participantes e alto nível de trabalhos, bem como os pôsteres apresentados. Foram ministradas Oficinas com os diversos Departamentos da Associação Junguiana do Brasil. Um outro momento foi a Vivência de Dança Circular ministrada pela Lucia Helena Hebling de Almeida.Durante o congresso foram lançados livros dos autores: Donaldo Schûler, Elizabeth de Miranda Sandoval, Gustavo Barcellos e Sonia Regina Lyra. Também foi lançado o volume 13 dos Cadernos Junguianos, revista da AJB.
A arte teve seu lugar com a exposição de fotografias Arquétipos de Sonia Regina Lyra. A música foi prestigiada na abertura do Congresso com o recital de piano comentado com o pianista Davi Sartori, com o tema: Música, existem Fronteiras? O público participou ativamente do Congresso e pôde usufruir da beleza da cidade de Foz do Iguaçu.
COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO
Gabriela Betto Etcheverry
Jorge Antônio Jorge
Maria de Lourdes Bairão Sanchez
Maria Luiza Vieira Fava
Renata Cunha Wenth
Suzana Lyra Strapasson
Colaboração:
Elizabeth de Miranda Sandoval
Rafaela Boizuck Toledo